quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Os organizadores do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) publicaram na Folha de ontem, dia 12 de agosto, um publieditorial. Estão elencados todos os participantes do SYMPOSIUM 2003, inclusive os que compõem a mesa redonda sobre "Cultura Digital" que vai acontecer no dia 23 de agosto. São eles: Artur Matuck, Gilson Schwartz, Rogério da Costa e Guilherme Kujawski, deste Itaulab.

Em primeira mão, a introdução do paper de Kuja:

Influências da Cibercultura na Ficção e no Design

Os novos escritores de ficção científica descartam a "experiência de pensamento" (gedankenexperiment), o ato de comprovar na imaginação experiências impossíveis de serem realizadas no mundo real, como viagens no tempo. Os ficcionistas da cibercultura talvez prefiram a experiência dos hackers da década de 1960, mais especificamente os da Tech Square, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, local onde o garoto Slug Russel inventou um jogo para computadores PDP inspirado nas space operas de Doc Smith.

O fenômeno é apenas o exemplo clássico e surrado de como a ficção cientifica às vezes invade, misteriosamente, a realidade, interferindo diretamente na cultura. Mas desde o surgimento do movimento ciberpunk, na década de 80, a experiência de pensamento perdeu para outra técnica menos carregada de pendor visionário: inserir peças chave da cultura digital nas linhas narrativas ficcionais e no design de objetos.
5:24:32 PM