O Bit de um pixel invadiu o espaço de Space Invaders! Bit Godzilla! Bit Godzilla! Por essa, nem Toshihiro Nishikado esperava!
Até as vitrines estão sendo bastante procuradas na exposição Game o quê? Essa, por exemplo, mostra o Bit dentro de um ambiente a la Wolfenstein 3D. A intenção é explicar de forma transparente o mecanismo de decisão dos personagens (atacar, fugir, andar, etc). Cada padrão possível de comportamento é encapsulado em um “estado”, um trecho de código que, usualmente, define a animação, a velocidade, e a direção de um personagem. Regras são criadas apenas para a mudança de um estado para outro. Em termos gerais, a característica principal de uma máquina de estados finitos é para qual ponto o personagem deve prosseguir ou não.
Neste vídeo, uma animação genial feita por Gaspar Arguelo para explicar o que são os voxels. Enquanto o pixel é um elemento de imagem, o voxel é um elemento de volume. Eles podem ser entendidos como pequenos cubos coloridos, que formam uma imagem 3D numa matriz de 3 dimensões. Na prática, por limitação de processamento, os ambientes de voxels são representados por duas matrizes bidimensionais: uma representa a altura relativa de cada voxel, enquanto que a outra representa suas cores. Nos videogames, temos um único voxel para cada posição no plano XY (isto é, não é possível colocar um voxel sobre outro), mas a representação é bastante convincente, especialmente para paisagens irregulares.
4:39:45 PM
|
|