quarta-feira, 6 de agosto de 2003
Hoje aconteceu o primeiro encontro da programação de debates relacionados ao universo dos games. Carlos Seabra, educador e autor de jogos de tabuleiro, falou sobre Elêusis, um jogo de cartas em que a cada rodada um jogador inventa uma nova regra e os demais têm que descobrí-la. Falou também sobre a importância do lúdico no processo civilizatório e como tudo na sociedade desemboca num jogo (jogos amorosos, jogos políticos, etc). Foi uma palestra fluída e estofada com apurado senso de humor.
O segundo palestrante foi Renato Degiovani, programador visual e autor de jogos eletrônicos, mais especificamente jogos do tipo adventure elaborados originalmente para computadores MSX. Degiovani disse que a fixação por jogos está relacionada com a busca de conhecimento. E, conhecer significa conhecer as máquinas. O papa da realidade virtual, Jaron Lanier, explica que a perfeita conexão entre homem e máquina depende da força do choque entre a interface e os sentidos. Mas precisamos mudar a noção tradicional sobre as interfaces: uma mensagem transmitida entre dois pontos. Para Lanier, a melhor maneira de entendê-las é imaginarmos uma superfície fina entre dois objetos, uma película quase invisível. Nada de comunicação ponto a ponto. A transmissão é aqui e agora.
Houve uma sutileza interessante no debate. Carlos Seabra é um profisisonal que iniciou sua carreira elaborando jogos de tabuleiro para a Grow. Ele falou sobre o Homo Ludens e se os jogos eletrônicos de hoje cumprem a função biológica prevista pelo historiador holandês Huizinga. Já Renato Degiovani é um dos pioneiros na programação de jogos no Brasil. Conclusão: os debates do ciclo não foram produzidos necessariamente para ser arenas de antagonismos, mas também fóruns de pontos de vista complementares.
5:08:08 PM
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Uma nota sobre a exposição de games do Itaulab na GamesBrasil. Interessante são os comentários. Um tal de Hellwings disse: Nessa lista não vi nenhum FPS... Além dos citados na página, que meramente mostram a evolução dos jogos (de Wolf3D eles pulam para Quake, esquecendo o DooM), sem dar atenção aos que realmente merecem destaque. Bem... No projeto inicial, a gente pensou em montar três espaços cenográficos para os três jogos mencionados, mas NÃO CONSEGUIMOS AS LICENÇAS! Apenas isso. (via Nelson Multari)
4:35:47 PM
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