Foi sensacional o encontro de ontem do Ciclo Arte, Ciência e Tecnologia, parte do programa INTERATIVIDADES 2003. O matemático Ton Marar discorreu sobre uma área da geometria chamada topologia que, segundo a Wikipedia, é "o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade", ou, numa acepção mais mundana, é o estudo das superfícies esticáveis. Com uma impostação tranqüila e cool, Marar explicou exatamente como o modelo mais famoso desta fascinante área da geometria - a faixa de Moebius - influenciou, inconscientemente, o escultor suíço Max Bill (1908 - 1994). Em seguida, Marar simplesmente destrinchou uma escultura de Max Bill, a Unidade Tripartida, que, em 1951, recebeu o prêmio internacional da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. A obra é intrigante e complexa, mas o geômetra não teve nenhuma dificuldade em demonstrar ao público leigo como um aglomerado de volutas imbricadas é o resultado de uma superfície plana engenhosamente retorcida. O incrível disto tudo é que Marar desenhou a engenharia reversa da escultura num quadro-negro, um suporte, digamos, para lá de low tech. Eu precisei também um pouco de conhecimentos culinários para realizar todos estes cortes, brincou ao final de sua exposição o matemático de Bauru, que é também um fã de Flatland, tratado matemático escrito em tom de ficção científica pelo reverendo Edwin A. Abbott, em 1884. Em seguida foi a palestra de Luiz Velho, professor titular Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Também de forma brilhante, Velho mostrou como a estética e a matemática estão mais interconectadas do que sonha nossa vã filosofia. Detalhou sobre as incríveis obras e instrumentos criados pelo escultor e matemático Helaman Ferguson e sobre o Visorama, um sistema de projeção óptica inspirado no panorama, "um tipo de pintura mural construída ao redor de uma plataforma circular, em que espectadores podem olhar em qualquer direção e ver uma cena como se estivessem no seu interior". Por último, mas não menos importante, revelou seus projetos de cinema interativo que estão sendo desenvolvidos com André Parente. Queremos fazer um remake interativo de "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock, arrematou. Aconselhamos veementemente que os leitores deste blog leiam os papers dos dois matemáticos, que estão disponíveis no hotsite do evento.3:39:05 PM |