Seeing Double: Emulation in Theory and Practice é mais uma daquelas exposições com um conceito forte. Organizada pela Solomon R. Guggenheim Museum, em parceria com a Fundação Daniel Langlois, a exposição tenta salvar dos efeitos deletérios do tempo, basicamente por meio de emulações, trabalhos de mídia arte que já adquiriram o estatuto de "obras clássicas". A proposta pretende mostrar ao público a versão original e a versão recente, provando que obras de mídia arte também podem (e devem) ser conservadas. Um exemplo é TV Crown, de Nam June Paik (acima, à esquerda), obra de 1965 feita com um aparelho de TV RCA. Jung Sung Lee, colaborador de Paik, "migrou" a "escultura" para um aparelho moderno, mas não um do tipo flat screen, e sim um com tubo de raios catódicos, para que o efeito original fosse mantido. Já JET SET WILLY, de jodi (acima, à direita), é um game que foi originalmente criado num computador ZX Spectrum. Além de emular o programa, Joan Heemskirk e Dirk Paesmans emularam também o hardware usado nos anos 80. 10:12:52 AM |